Atavismo: conheça esta anomalia genética que faz nascer caudas em humanos

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em humanos com caudas como aquelas que vemos em alguns animais.

 

Algumas pessoas podem inclusive duvidar que tal condição realmente exista, até mesmo por nunca ter se deparado com alguém que possua uma cauda.

Esta condição genética rara se chama ‘atavismo’, trata-se de um gene do ser vivo, no qual trazem algumas características inusitadas.

Um fenômeno raro que ocorre quando o gene de um corpo traz alguns aspectos de seus ancestrais, ou seja, o organismo possui características de várias gerações antigas, essas que de alguma forma já existiram a muito tempo.

Esse simples teste dos dedos pode revelar sérios problemas com a sua saúde, inclusive câncer

De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online, ‘Hypescience’, especialistas em genética e relatos médicos, essa cauda é existente nas primeiras semanas em que o feto está se formando no ventre materno e com o desenvolvimento natural forma-se o corpo com as estruturas físicas atuais.

Genética | Christiane Donato

O atavismo é um fenômeno genético que permite que o feto continue com a deformação, o gene vivo fica alterado, permanecendo assim a cauda que cresce na região do cóccix.

O cóccix é aquele ossinho que fica na base inferior da coluna vertebral, ele é um vestígio da cauda dos ancestrais da nossa espécie.

Por mais estranho que pareça o atavismo não afeta a saúde da pessoa em si, e sim um incômodo estético.

Atavismo em animais

Todos sabem que galinhas não possuem dentes, contudo, muito raramente uma destas aves apresentam dentição, este é um caso de atavismo pois tal condição genética também pode afetar os animais, como por exemplo, cobras com pernas.

LEIA TAMBÉM:

ALERTA: Suas unhas podem revelar os primeiros sinais de um câncer

Fonte: Hypescience

Escrito por Fabiana

Jornalista Web, compromisso com a verdade, criação de conteúdo de qualidade. Experiência nos mais diversos nichos, como por exemplo, TV e Famosos, atualidades, política, decoração, universo feminino, saúde, qualidade de vida, entre outros.

What do you think?