Doença infecciosa transmitida por gatos é confirmada em Manaus

A confirmação sobre uma doença infecciosa transmitida por gatos na cidade de Manaus, capital do estado de Amazonas, levou pânico a população.

Manaus é uma das cidades que foi duramente afetada pela Covid-19 na primeira onda da pandemia no Brasil e ainda enfrenta sérios problemas no combate do novo coronavírus.

De acordo com as informações repassadas pelo portal de notícias online, ‘UOL’, a confirmação de gatos diagnosticados com uma doença infecciosa que pode ser transmitida para seres humanos preocupa as autoridades de saúde.

Segundo as informações repassadas pela Secretária de Saúde de Manaus a doença contagiosa se chama esporotricose animal, quatro casos já foram confirmados em felinos e outros 16 estão em análise.

Atavismo: conheça esta anomalia genética que faz nascer caudas em humanos

O fungo da esporotricose pode ser transmitido ao gato e as pessoas pelo contado com materiais infectados, como por exemplo, cacas de árvores, palha, farpas, terra, espinhos entre outros.

O gato infectado transmite a doença para outros felinos e para humanos através de mordidas, arranhões, ou contato direto com a pele lesionada.

Os felinos mesmo quando domesticados passam boa parte de seu tempo andando pelas ruas, o que aumenta consideravelmente o risco de disseminação da doença.

Nos humanos os sintomas aparecem principalmente na pele, as lesões começam com um caroço e pode se transformar em uma ferida muito resistente a cicatrização. Entretanto, em sua forma mais agressiva, a esporotricose animal, desequilibra o organismo, tendo impacto em outras doenças ou comorbidades que a pessoa venha a ter.

Já nos gatos aparecem feridas profundas que não cicatrizam, os locais mais atingidos são o focinho e as patas e em casos mais graves pode acabar se espalhando pelo corpo.

Marcelo Magaldi, secretário de Saúde de Manaus, ressaltou que não há necessidade de pânico da população e afirmou que esporotricose animal tem tratamento e cura.

LEIA TAMBÉM:

Esse simples teste dos dedos pode revelar sérios problemas com a sua saúde, inclusive câncer

Fonte: UOL

Escrito por Fabiana

Jornalista Web, compromisso com a verdade, criação de conteúdo de qualidade. Experiência nos mais diversos nichos, como por exemplo, TV e Famosos, atualidades, política, decoração, universo feminino, saúde, qualidade de vida, entre outros.

What do you think?

-1 points
Upvote Downvote