Fingir que está tudo bem, uma regra social destrutiva!

Quando nos deparamos com perguntas do tipo; ‘como vai você?’, ‘como você está?’, geramente respondemos que ‘está tudo bem’, mesmo não estando.

Por que dizemos “estou bem” quando não estamos?

Eu não estou bem | Donna

Às vezes sem pensar, dizemos isso, simplesmente porque se tornou uma regra social que aprendemos desde a infância, e que nos força a fingir uma atitude positiva.

 

O problema maior é quando insistimos em fingir que está tudo bem, quando na verdade está tudo desmoronando, está tudo errado, tudo péssimo, e assim acabamos negando nossas emoções e experiência.

Fingir que está tudo bem, uma regra social destrutiva!

Fingimos estar tudo bem para evitar conflitos, não querendo passar a impressão de ser uma pessoa problemática ou sobrecarregar a quem nos ouve, ou exposição de nossa verdadeira situação, ou por achar que a pessoa perguntou somente por cortesia.

E assim, vamos vivendo de ‘ fachada’, projetando a imagem de algo que não é real. Muitos foram ensinados que não devemos compartilhar nossos problemas e mazelas.

Porém, fingir que está tudo bem e que estamos felizes pode gerar um enorme desgaste emocional.

Os novos 'inquisidores' tomam conta da rede | Ciência | EL PAÍS Brasil

Psicólogos da Michigan State University, por exemplo, descobriram que quanto mais sorrimos fingidos, pior nosso humor ficará no final do dia e mais provável será que ele seja marcado por irritabilidade, tristeza, raiva e frustração.

O conselho de psicólogos da MSU é evitar se achar na obrigação de agradar a todo mundo e não se deixar pressionar para parecer perfeito.

Ninguém está bem o tempo todo, admita suas limitações, cuide de sua mente, peça ajuda se necessário, mas não carregue o fardo sozinho, pois chegará um momento que você não vai mais aguentar.

Precisamos reconhecer que não estamos bem, que estamos lutando, feridos, com medo ou com raiva. Você vai ver que quando se abrir e mostrar sua vulnerabilidade, notará que não é o único.

Fonte: SeuAmigoGuru

Escrito por Rose

What do you think?